No Empório Gourmet você encontra temperos, especiarias, geléias exóticas, conservas, patês, antepastos, azeites, massas, molhos, cervejas, vinhos, etc.

Rua Curitiba, Esquina com Rua Rio Grande do Sul.

Fones: (46) 3055 5313 - 8805 4155

emporiogourmetpr@hotmail.com

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Bamberg Rauchbier


Hoje vamos falar sobre a Bamberg Rauchbier, detentora de algumas medalhas internacionais (2009 Medalha de Prata no European Beer Star, 2010 eleita pela revista Prazeres da Mesa como a segunda melhor cerveja disponível a venda no Brasil, entre nacionais e importadas dentre todos os estilos, 2010 Medalha de Prata no Australian International Beer Awards, 2010 Eleita “World Best Flavoured Larger” e “The Américas Best Flavoured Larger” no World Beer Awards 2010, Inglaterra, e para finalizar 2010 com chave de ouro recebeu medalha de ouro no Mondial de La Biere).
Bom depois de tantas medalhas vamos as características do estilo Rauchbier :  é um tipo de cerveja, produzida a partir de malte defumado. O sabor característico lembra aquele de carne defumada. Devido aos processos de produção, diversos tipos de cerveja antigamente eram Rauchbier, sendo atualmente uma especialidade, por exemplo em Bamberg  - ALE. Existem algumas lendas sobre o surgimento da Rauchbier. Por exemplo, no incêncio de uma cervejaria o malte armazenado foi contaminado por fumaça (em alemão: Rauch). O cervejeiro, muito pobre, vendeu mesmo assim a cerveja produzida com aquele malte, e ao contrário de suas expectativas o produto caiu no paladar dos consumidores, de tal forma que ele continuou a produzir cerveja com malte previamente defumado.

Bamberg Rauchbier






- Aroma: Presença marcante do defumado, além do caramelo, provenientes do malte.
- Aparência: Coloração marrom, com espuma persistente.
- Sabor: O defumado toma conta da boca, mas também possui notas de toffee, caramelo, e um leve amargor do lúpulo. Toda essa combinação nos propicia um final seco.
- Sensação na boca: Corpo médio, com média carbonatação.
Tradicional cerveja da cidade de Bamberg, onde o malte passa pelo processo de defumagem onde são utilizadas madeiras das florestas daquela região, é uma cerveja de baixa fermentação com 5,2% de teor alcoólico. Harmoniza com churrasco, feijoada, carnes de porco, carnes vermelhas, grelhados e com charutos. Temperatura ideal de consumo entre 6ºC e 10ºC

Nenhum comentário:

Postar um comentário